Evolução da moda – WR Models e Victoriana AC

As referências de beleza mudam com o tempo e, com a moda não é diferente. A cada época surgem novas modelagens a partir de critérios culturais e históricos de cada período. Para vermos na prática a evolução que tivemos até aqui, a WR Models junto com a Victoriana AC trouxemos 5 pontos marcantes dessa transformação.

Em plena era Vitoriana, as mulheres usavam utensílios, como espartilhos e longos vestidos, para manter a cintura o mais fina possível.

 

No ano de 1900, muitas mudanças aconteceram nos padrões e formas de entender a moda. As roupas de alta qualidade eram confeccionadas apenas por costureiras, o que tornava as peças em artigos de luxo. Porém, com o tempo, as máquinas de costuras se tornaram comuns, o que permitiu que as roupas fossem confeccionadas em grandes fábricas.

Em 1920, para as mulheres, os corpos valorizados eram aqueles sem curvas, diferentemente da época passada. Além disso, optavam por cabelos curtos. As roupas eram mais retas e largas, permitindo que o corpo não ficasse marcado.

 

Na década de 40 o corpo feminino ideal passa a ser mais arredondado, com cintura levemente fina. A atriz Marilyn Monroe representava o padrão feminino almejado

 

Na década de 50, tornou-se acessível a moda de roupa feita à mão para a classe média. E em 60, a indústria têxtil deslanchou, surgindo no mercado muitas empresas do ramo.

Já o padrão agora era outro: corpos magros, altos, sem curvas e com uma aparência jovem. A modelo Twiggy é o exemplo que influenciou muitos na época.

 

Nos anos 80 houve uma mudança na indústria de tecidos, e o vestuário começou a ficar mais barato. Além disso, foi aplicado o ciclo da estações da moda: primavera/verão e outono/inverno.

Em 1990 expandiu a colonização mundial da moda e, nesse momento, marcas estrangeiras entraram nos mercados locais, tornando a compra cada vez mais fácil e acessível.

 

Atualmente, a moda é bem diversa e democrática. Nos permitindo usar o que nos faz sentir confortáveis e seguras. É possível escolher tanto roupas soltas quanto mais justas, curtas ou longas. A moda permite que você escolha o que acha que mais combina consigo.

 

Modelos: WR Models

Fotos: Iron Jorge

Beauty: Geisa Américo

Produção:  Vitória Nogarotto

Vestidos: Victoriana Alta Costura

Direção: Douglas Suffredini